Minha área
Pesquisar
Noticias

13 set 2017
Estão abertas as inscrições de trabalhos técnicos para o IX CBUC
Os artigos devem seguir cinco eixos temáticos voltados às Unidades de Conservação

Os interessados em enviar trabalhos técnicos para o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (IX CBUC) poderão inscrever seus artigos através do formulário on-line disponível aqui. As submissões serão realizadas de 21 de setembro a 15 de dezembro de 2017 de forma independente das inscrições para o congresso e os trabalhos devem apresentar ferramentas, procedimentos e modelos inovadores para gestão das Unidades de Conservação, preferencialmente com resultados consolidados.

 

Nesta edição do CBUC, a apresentação dos trabalhos será em formato de pôsteres digitais, o que evita a impressão em papel e traz um caráter mais dinâmico e interativo para a discussão. Os cinco eixos temáticos para trabalhos técnicos também passaram por algumas mudanças. Confira as linhas e descrições abaixo:

 

  1. Biologia da conservação: voltado a quem desenvolve estudos que contribuem para garantir a conservação da biodiversidade.

A conservação da biodiversidade é o principal objetivo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A garantia da conservação se faz com a geração do conhecimento necessário sobre o que vamos proteger. Este conhecimento deve estar disponível para a criação, gestão e manejo das UCs.

  1. Comunicação e mobilização da sociedade: para quem desenvolve iniciativas transformadoras.

Como aproximar a natureza do nosso dia-dia? Experiências transformadoras podem trazer uma nova realidade para a conservação de áreas protegidas. Como é possível engajar a sociedade, provocar mudanças reais e alcançar resultados positivos para as unidades de conservação?

  1. Novas soluções para gestão de áreas naturais: para quem busca inovar.

Os desafios para a conservação de áreas protegidas no Brasil são muitos, mas com criatividade e inovação podemos encontrar a solução de diversos problemas e ainda alcançar resultados incríveis. As soluções para a gestão de UCs são peças-chave para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

  1. Políticas públicas para conservação: pelo direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Conservar a natureza não é uma tarefa fácil, por isso é necessário o esforço de todos no fortalecimento do sistema de áreas protegidas e na criação de instrumentos para conservação.  A ciência e a técnica são fundamentais para a definição de políticas públicas mais efetivas. Se seu conhecimento ou sua iniciativa contribuem para a construção de políticas importantes para a conservação, inscreva seu trabalho técnico no IX CBUC.

 

  1. Natureza, economia, saúde e bem-estar: para quem busca demonstrar os benefícios das áreas naturais à sociedade.

Quais são os benefícios gerados pela conservação da natureza? Quem ganha com a conservação de áreas naturais protegidas? As UCs podem ser grandes ativadoras da economia, além de trazer inúmeros benefícios para você e sua saúde.

 

Patrocínio
OURO
BRONZE
Apoio Institucional
Apoio na Divulgação
Realização
Nossas redes