O VII CBUC, realizado em 2012, recebeu a inscrição de 220 trabalhos técnicos, dos quais 120 foram apresentados no evento | Crédito: Alberto Leandro
As inscrições de trabalhos técnicos para o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC) foram encerradas em 15 de abril. Neste ano, foram recebidas 335 propostas, número 52% maior se comparado ao VII CBUC, realizado em Natal (RN), que contou com 220 inscrições.
Os trabalhos técnicos puderam ser inscritos em cindo eixos temáticos, contemplando ferramentas, procedimentos e modelos inovadores para gestão das unidades de conservação, preferencialmente com alguns resultados práticos. Confira o número de inscrições por linha temática:
- Planejamento, Gestão e Manejo: 139
- Biologia da Conservação: 73
- Estratégias de Mobilização da Sociedade: 68
- Políticas Públicas e Marco legal: 36
- Serviços ambientais: 19
Nesta oitava edição do CBUC, foi acrescentado pela primeira vez um eixo temático de trabalhos direcionados à mobilização da sociedade, na qual as propostas deveriam apresentar iniciativas de transformação e inspiração de pessoas sobre a importância das unidades de conservação. “Essa linha recebeu o terceiro maior número de propostas, o que é um bom indicativo de que a sociedade e a comunidade científica estão interessadas nessa questão”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza – instituição realizadora do evento.
As propostas inscritas serão encaminhadas para consultores voluntários da Fundação Grupo Boticário para análise e o resultado dos trabalhos aprovados será divulgado em meados de junho no site do evento.