Minha área
Esqueci minha senha
Entrar
NOTÍCIAS

26 FEV 2015
Conheça a instituição realizadora do VIII CBUC
Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza completa 25 anos de atuação na proteção da biodiversidade brasileira, em 2015

Fachada da Fundação Grupo Boticário, em Curitiba (PR) (Crédito: Acervo Fundação)

A instituição realizadora do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) é a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Criada em setembro de 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, ela foi uma das primeiras fundações ligadas à iniciativa privada a realizar e promover ações de conservação da natureza no Brasil. A instituição tem sede em Curitiba (PR) e atuação nacional.

“Nós da Fundação Grupo Boticário consideramos que as áreas protegidas são a mais efetiva estratégia para a conservação da biodiversidade e, desde o surgimento da instituição, sempre buscamos empreender esforços para contribuir no fortalecimento das unidades de conservação”, afirma a diretora executiva da Fundação, Malu Nunes.

Nunes conta que, em meados da década de 1990, em contato com profissionais que atuam nessa temática, identificou-se que um dos fatores limitantes para o avanço no setor conservacionistas era a falta de conhecimento nacional e de discussões sérias e com bases científicas sobre as experiências na área. Por isso, junto com parceiros, a Fundação Grupo Boticário idealizou o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Ele foi concebido como um fórum regular para reunir os principais especialistas do mundo sobre áreas protegidas e propiciar a troca de informações e experiências deles com pesquisadores e profissionais dedicados à causa.

O primeiro congresso aconteceu em 1997, em Curitiba (PR), e a oitava edição será em setembro de 2015, também na capital paranaense. Atualmente, o CBUC é um dos maiores e mais reconhecidos eventos na América Latina sobre a conservação da natureza.

Conservando a natureza brasileira

Além de realizar o CBUC, ao longo da sua trajetória, a Fundação Grupo Boticário se consolidou como uma das principais financiadoras ligadas à iniciativa privada a apoiar estudos e ações práticas de proteção da biodiversidade brasileira. Ao todo, foram apoiadas 1.418 iniciativas, em todos os biomas e regiões do Brasil.

Por meio suas duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), a instituição protege mais de 11 mil hectares de Mata Atlântica e de Cerrado, os dois biomas mais ameaçados no Brasil. A Reserva Natural Salto Morato está localizada em Guaraqueçaba (PR), tem 2.253 hectares, foi adquirida em 1994 e aberta ao público em 1996. Já na Reserva Natural Serra do Tombador, são mais de oito mil hectares de áreas naturais protegidas, em Cavalcante (GO), numa região próxima ao Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

A Fundação Grupo Boticário também desenvolve o Oásis, iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que premia financeiramente proprietários de terras que protegem suas áreas naturais e que adotam práticas conservacionistas de uso e manejo do solo, contribuindo para manutenção de mananciais.

O Araucária+, que tem a Fundação CERTI de Santa Catarina como parceira, é uma iniciativa pioneira que prevê a valorização da Floresta com Araucárias – ecossistema associado à Mata Atlântica característica da região Sul do Brasil que está ameaçado de extinção. O Araucária+ busca investimentos para aplicação em novos usos responsáveis para o pinhão e a erva-mate, além de estimular a produção sustentável desses produtos.

A instituição investe ainda em diversas outras iniciativas pela causa da conservação da natureza: atua em políticas públicas na agenda de mudanças climáticas e na sensibilização ambiental por meio das Estações Natureza (São Paulo, Corumbá–MS) e do movimento Gastronomia Responsável, que insere a causa da conservação na culinária.

Para saber mais informações sobre as iniciativas da Fundação Grupo Boticário, clique aqui.


Patrocínio
OURO
PRATA
BRONZE
Apoio

Apoio Institucional

Apoio na Divulgação
Organização
Nossas Redes