Tradicionalmente, as moções dos CBUCs são aprovadas em plenária, no fim do evento
O VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC) reunirá pessoas do mundo inteiro e de diferentes áreas de atuação acerca da mesma causa: a conservação da natureza. Enquanto nas salas de conferência, simpósios e reuniões técnicas do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC) os temas são debatidos e as experiências compartilhadas, é na plenária das moções que os participantes do evento têm a possibilidade de ver sua proposta de mobilização votada, seja esta uma denúncia ou mesmo uma ação de representação social.
Todos os congressistas podem participar propondo uma moção, desde que o conteúdo esteja relacionado a algum dos temas do Congresso e a proposta contenha, no mínimo, 50 assinaturas de participantes oficialmente inscritos no evento.
Como novidade em relação às edições anteriores, no VIII CBUC haverá um espaço específico onde os participantes poderão se reunir para debater as moções e coletar as assinaturas. O Lounge das Moções estará localizado logo na entrada do evento e é lá que deverão ser entregues as propostas, em formato digital ou impresso, até as 16 horas do dia 24. É importante que os participantes estejam atentos ao limite de texto da proposta, bem como às especificações dos formulários (clique aqui para verificar todas as normas de apresentação).
Depois de inscritas, todas as moções são encaminhadas para análise do Comitê de Moções, formado por especialistas de diferentes áreas e instituições. Se classificadas dentro dos requisitos obrigatórios e tiverem pertinência legal, as propostas seguem para apresentação e votação na plenária de encerramento do evento, que acontece no dia 25, das 10 às 12 horas. Desta última etapa saem as moções aprovadas pela maioria, que serão encaminhadas pela organização do evento aos órgãos, entidades ou pessoas envolvidas, dando a esses conhecimento sobre a posição dos participantes do VIII CBUC sobre os temas abordados.
Conquistas
Em 2012, durante o VII CBUC, foram apresentadas 22 moções, das quais 16 foram aprovadas pelo Comitê de Moções. Entre as aprovadas constaram repúdio a alterações no Código Florestal, pedidos de revisão de licenças de grandes empreendimentos, solicitação de mais atenção à preservação dos remanescentes de Floresta com Araucárias no Paraná; e um requerimento de realização de concurso público para suprir o corpo técnico das unidades de conservação federais brasileiras.
Entre os resultados das moções apresentadas em edições anteriores do CBUC estão contribuições ao aumento da área dos parques nacionais Grande Sertão Veredas e Serra dos Órgãos; criação dos parques nacionais da Gandarela e da Serra do Itajaí; e manutenção do Parque Estadual Delta do Jacuí, no Rio Grande do Sul, como uma unidade de conservação de proteção integral.
Crédito da foto: Augusto Ratis