Assim como aconteceu no VII CBUC, em 2012, a Mostra deste ano também será um espaço de convivência e integração entre os congressistas
Evento paralelo do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC), a V Mostra de Conservação da Natureza acontece de 22 a 24 de setembro, das 9h30 às 18h30.
A Mostra é gratuita e aberta para todos os visitantes que queiram conhecer um pouco mais sobre o trabalho que tem sido realizado no país por organizações, na área ambiental. Ao todo, são 23 expositores, como WWF-Brasil, IAP, PVS, Editora UFPR, Ministério do Meio Ambiente, Conservação Internacional (CI), Associação O ECO e Fundação Grupo Boticário – que levará para a Mostra a Conexão Estação Natureza [clique aqui para saber mais].
Os visitantes também terão acesso a painéis informativos de 167 trabalhos técnicos de estudiosos de todo o país. As pesquisas estão dividas em eixos temáticos como ‘Estratégias de Mobilização da Sociedade’; ‘Políticas Públicas’ e ‘Serviços Ambientais providos pela natureza’, como fornecimento de água, purificação do ar e regulação do clima.
Espaço para apresentações e lançamentos
O evento contará ainda com uma miniarena com capacidade para 50 pessoas, que será utilizada para discussões, apresentações e lançamentos diversos. Confira a programação completa na página da “Eventos Paralelos”.
Na terça-feira (22), às 16h30, será lançado o livro ‘Um Naturalista e Outros Animais: Histórias de uma vida em Campo’, de George Schaller, biólogo alemão reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na Ásia, África e América do Sul, protegendo animais como o gorila-das-montanhas e o panda-gigante. A obra é uma compilação de 19 pequenos textos sobre suas viagens e descobertas nos últimos 50 anos.
A brasileira Maria Tereza Jorge Pádua, ambientalista que ao longo de sua trajetória criou, influenciou a aprovação e implementou dezenas de parques nacionais e outras unidades de conservação de proteção integral no Brasil, também lançará seu livro ‘Conservando a Natureza no Brasil’ na miniarena, na quarta-feira (23), às 16h30. Na publicação, a autora conta histórias, curiosidades e conquistas de sua trajetória profissional entre os anos de 1970 e 1980, período no qual uma geração de conservacionistas protagonizaram avanços importantes no Brasil.
Já o WWF-Brasil irá lançar três publicações inéditas: Efetividade na Gestão de Mosaicos de UCs; Sinalização de Trilhas – Um Manual Prático; e Biodiversidade em Unidades de Conservação. A ONG promoverá também dois eventos paralelos para discutir temas de interesse para a gestão das áreas protegidas.
Crédito da foto: Alberto Leandro