O Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha é uma das unidades de conservação que tiveram suas imagens registradas por câmeras de 360º do Google
Como as novas tecnologias podem ajudar na conservação da natureza? Os participantes do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) terão a oportunidade de debater e aprender sobre o tema durante os cinco dias do evento.
Uma das ferramentas será apresentada por Alex Bager é o aplicativo Urubu Mobile, criado para monitorar o número de atropelamentos de animais silvestres. A ferramenta possibilita que as pessoas enviem fotos da fauna atropelada a partir de seus smartphones, que são automaticamente encaminhadas para um sistema que analisa o material recebido e gera dados de localização e da espécie. A partir dessas informações são geradas estatísticas que indicam os pontos de maior ocorrência dos acidentes, oferecendo subsídios para a proposição de políticas públicas para proteger as espécies brasileiras.
Outro assunto de caráter tecnológico que será abordado durante os cinco dias de evento será a iniciativa do Google Maps de mapear algumas unidades de conservação brasileiras, disponibilizando as imagens no Google Street View para quem quiser conhecer os destinos a distância. Recentemente foram liberadas as imagens do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha (RN), registradas por câmeras de 360º em treze pontos de mergulho, além das trilhas e ruas. A palestra do Google será apresentada pelo engenheiro responsável pela iniciativa na América Latina, Tomas Nora.
O VIII CBUC acontece de 21 a 25 de setembro em Curitiba (PR) e é realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Saiba como se inscrever no link “Inscrições” e garanta logo a sua vaga!
Foto: Haroldo Palo Jr.