Serão realizados cinco simpósios, que interessam e envolvem não apenas a comunidade científica e acadêmica, mas o público em geral
Além das palestras e conferências que acontecerão nas manhãs de 22 a 25 de setembro, o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC) contará com uma programação diversificada nas tardes de 22 a 24 de setembro, durante o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza.
Serão realizados cinco simpósios, com as seguintes temáticas: “Proteção de terras privadas: estratégias para o estabelecimento de mecanismos de incentivo”, “Do conhecimento a ação: como a comunicação pode mobilizar a sociedade em prol de uma causa”, “O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a proteção da fauna silvestre brasileira: o vazio das florestas e o dilema da reintrodução”, “O papel da biodiversidade na adaptação às mudanças climáticas” e "Programa de Negócios e Biodiversidade da Convenção da Diversidade Biológica da ONU (CDB).
No encontro que debaterá o papel da biodiversidade na adaptação às mudanças climáticas, será discutida a Adaptação com Base em Ecossistema (AbE), estratégia em que os serviços ambientais oferecidos pelos ecossistemas conservados, bem como da sua biodiversidade, são utilizados como ferramentas para auxiliar pessoas e comunidades a se adaptarem aos efeitos negativos das alterações do clima, como secas e enchentes.
“Iniciativas como essa possuem impacto direto na melhoria qualidade de vida das pessoas, por isso é muito importante que a sociedade como um todo se envolva nessas discussões”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, organização realizadora do VIII CBUC.
Segundo ela, os simpósios podem contribuir bastante para ampliar o debate sobre esse e outros assuntos, servindo como plataforma para troca de experiências, o que possibilita a disseminação de boas ideias.
A comunicação como ferramenta para a conservação
Um dos simpósios será exclusivo para debater como a comunicação pode mobilizar a sociedade em prol de uma causa, bem como de que forma é possível utilizar plataformas colaborativas para engajar pessoas.
Serão apresentados casos de sucesso que envolveram a sociedade em causas ambientais como o Urubu Mobile, aplicativo que busca mapear os atropelamentos de fauna para propor ações de conservação eficazes; o WikiParques, enciclopédia dos parques nacionais com compartilhamento de informações do público; e a Conexão Estação Natureza, exposição interativa que utiliza recursos tecnológicos para aproximar a natureza do dia a dia das pessoas e que já recebeu mais de 2 milhões de visitantes.
A programação completa do VIII CBUC e do IV Simpósio está disponível na página de programação.
As inscrições para o VIII CBUC também dão acesso aos simpósios e não há necessidade de inscrição prévia. Como a entrada nas salas será feita a partir da ordem de chegada dos participantes, recomenda-se que os congressistas cheguem ao local com antecedência.
Foto: Augusto Ratis