Esqueci minha senha

21 SET 2015
Inventário irá calcular emissões de GEEs do VIII CBUC: saiba como participar
Após levantamento, que contará com dados informados pelos congressistas, serão calculadas as emissões para compensar o valor total emitido

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), irá calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) geradas no VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Após o cálculo, a compensação dos gases emitidos se dará pela adoção de uma área de florestas em regeneração na região litorânea do Estado do Paraná.

O Inventário de Emissões será realizado com base em informações dos fornecedores contratados pela organização do evento e outros fornecidos pelos congressistas, utilizando esta ficha, a qual será entregue no momento do cadastramento para retirada dos crachás, na Secretaria do Evento. Para garantir que seus dados sejam contabilizados, basta entregar a ficha preenchida em qualquer um dos guichês de atendimento da Secretaria, até às 12h do dia 25 de setembro.

Além dessas informações fornecidas pelos congressistas, também serão levantadas as emissões provenientes de todas as atividades necessárias à organização e realização do evento. Entre elas: deslocamentos (equipe de organização, palestrantes, empresas contratadas), transporte de materiais de divulgação, energia elétrica consumida no local do evento, consumo de gás para ar condicionado e climatizadores, além dos resíduos sólidos gerados.

Sobre os GEEs

Os GEEs são fundamentais para a vida na Terra: eles permitem o chamado ‘efeito estufa’, a partir do qual parte do calor emitido pelo sol permanece na atmosfera, garantindo que as temperaturas na Terra não sejam congelantes. O problema é que a maioria das atividades humanas gera GEEs, tais como o consumo de combustíveis fósseis, a geração de resíduos, refrigeração, agricultura, produção hidrelétrica de energia, entre outras.

Em virtude desse excesso de emissões, estamos aumentando a concentração dos GEEs na atmosfera e, desse modo, intensificando a capacidade do Planeta reter calor. Essa dinâmica tem provocado uma série de alterações climáticas na Terra.

“Calcular e compensar as emissões desses gases é uma demonstração de respeito a todos os seres vivos. Contamos com a colaboração de todos para o levantamento de parte dos dados necessários para realizarmos o inventário e a posterior compensação”, alertou Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Emissões do VII CBUC

O Inventário da sétima edição do CBUC, realizada em Natal, em 2012, indicou a emissão total registrada de 344,01 tCO²e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) – unidade de medida que compara os vários tipos de GEEs baseados no potencial de aquecimento global. Esse valor corresponde a 95,75 tC (toneladas de carbono) provenientes dos eventos que foram emitidas para a atmosfera.

Para compensar e mitigar os efeitos dos GEEs emitidos no VII CBUC, a Fundação Grupo Boticário adotou um hectare de Mata Atlântica, localizado na Reserva Natural Morro da Mina, em Antonina (PR), que estoca 152,9 tC/ha.

PRATA

Nossas Redes