Os participantes do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) aprovaram na plenária de encerramento 27 moções [clique aqui para acessar a relação completa]. Todas elas serão encaminhadas pela organização do evento aos responsáveis indicados pelos autores das moções.
Entre os temas das moções aprovadas estão a regulamentação da profissão de guarda-parque, desapropriação de áreas particulares dentro de unidades de conservação (UCs), repúdio à abertura de UCs para atividades de mineração, além da criação de unidades de conservação – como a Estação Ecológica Sylvio Sampaio Correia, em São Paulo, para a preservação do jequitibá-rosa. Outra moção solicita a inclusão da imagem do mico-leão-dourado na medalha de ouro oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
No total, 47 moções foram encaminhadas ao Comitê de Moções do VIII CBUC, composto por três representantes do poder público, um da academia, um da iniciativa privada e um da sociedade civil. A função desse comitê foi selecionar, a partir de uma análise multidisciplinar, as moções que estivessem alinhadas com os temas do congresso, embasadas por critérios técnicos, validadas por pelo menos 50 participantes inscritos no VIII CBUC e que não conflitassem com a legislação pertinente. As 27 moções validadas pela maioria dos membros do comitê foram submetidas à plenária, e todas foram aprovadas ou por unanimidade ou por maioria.
Legenda para a foto:
Incluir a imagem do mico-leão-dourado na medalha de ouro oficial dos Jogos Olímpicos é a proposta de moção aprovada no VIII CBUC Crédito: Stephen Nash